Pesquisar
Close this search box.
AGÊNCIA REGULADORA

Abílio quer extinguir a Arsec e criar novos conselhos em Cuiabá

O projeto de lei complementar prevê, ainda, que os membros dos conselhos setoriais de regulação serão definidos e nomeados por decreto do poder Executivo, ou seja, por escolha do próprio prefeito.

Publicidade

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), já encaminhou para a Câmara Municipal um projeto de lei complementar que propõe a extinção da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec). A proposta é para que a agência seja extinta em um prazo de 90 dias.

Conforme o projeto, para substituir a Arsec serão criados quatro conselhos setoriais de regulamentação vinculados às secretarias municipais relacionadas aos seus respectivos temas, sendo eles: prestadores de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento; prestadores de Serviços de Transporte Coletivo Público, vinculado à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana; prestadores de Serviços de Manejo, Tratamento e destinação final de resíduos sólidos, vinculado à Secretaria Municipal de Obras Públicas; regulação dos Prestadores de Serviços de Iluminação Pública, vinculado à Secretaria Municipal de Obras Públicas.

O texto ainda prevê que os conselhos setoriais de regulação serão compostos por representantes indicados pela Prefeitura de Cuiabá, Câmara Municipal, entidades representativas e também pelos prestadores e usuários dos serviços públicos.

Leia Também:  ‘Tchutchuca do Nenel’ e ‘Tatuzinho’: vereadores batem boca em sessão

A atuação deverá ser pautada pelos princípios constitucionais da administração pública de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. E, também, pela participação social, sustentabilidade, continuidade do serviço público e pela moderação tarifária, apenas reajustando as tarifas a partir da viabilidade econômica e acessibilidade aos usuários do serviço público.

O projeto de lei complementar prevê, ainda, que os membros dos conselhos setoriais de regulação serão definidos e nomeados por decreto do poder Executivo, ou seja, por escolha do próprio prefeito. O decreto ainda disciplinará as regras de composição, o tempo de mandato e as formas de atuação de cada conselho.

Caso o projeto seja aprovado, o prazo para a extinção da Arsec passará a ser contado a partir da publicação da sanção da lei, na Gazeta Municipal.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Natasha Slhessarenko

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza