Pesquisar
Close this search box.
MEIO AMBIENTE

Incêndios florestais levam Governo de MT a declarar emergência ambiental

Publicidade

O Governo Estado de Mato Grosso emitiu um decreto de emergência ambiental nesta terça-feira (14.11) em resposta aos recentes incêndios florestais. A partir dessa medida, o Estado visa apoio do Governo Federal para intensificar as operações de combate.

incêndio pantanal
Incêndios florestais levam Governo de MT a declarar emergência ambiental (Foto: Governo de Mato Grosso)

O decreto terá validade pelos próximos 60 dias. Este decreto complementa o anterior, de número 579/2023, que prorrogou o período proibitivo para queimadas até 30 de novembro, atendendo a uma exigência do Governo Federal para receber assistência na luta contra os incêndios.

Com a publicação, as autoridades designadas, sob coordenação do Governo Estadual, estão autorizadas a tomar todas as medidas necessárias para prevenir e combater os incêndios florestais, incluindo a aquisição de bens e materiais, com dispensa de licitação.

A ação considera as condições climáticas previstas para os próximos dias em Mato Grosso, com altas temperaturas e baixa umidade, fatores propícios para a ocorrência de incêndios florestais.

O bioma que mais sofre no momento é o Pantanal. Conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre 01 de janeiro e 13 de novembro de 2022, 1.254 focos de queimadas foram identificados por satélites do órgão. O número passou para 4.320 no mesmo período deste ano, um aumento de 244%.

Leia Também:  Morre médico Hernandes Coutinho aos 72 anos

Há, neste momento, de acordo com o Inpe, 131 focos ativos no bioma, sendo 64 deles em Mato Grosso. O município que mais sofre é Poconé (100 km de Cuiabá), cidade que abriga o Parque Estadual Encontro das Águas.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

Publicidade

Publicidade

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Natasha Slhessarenko

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Publicidade

NADA PESSOAL

Nada Pessoal com Valdinei Mauro de Souza