Começa nesta sexta-feira (09.10) a propaganda eleitoral gratuita do 2º turno das Eleições Gerais de 2026 para o cargo de presidente da República. Até 23 de outubro, emissoras de rádio e televisão de todo o país deverão reservar espaço para a veiculação da propaganda das duas candidaturas que disputam a Presidência.
De segunda-feira a sábado, serão destinados 10 minutos diários, em cada bloco, para a propaganda eleitoral gratuita em rede. Além disso, serão veiculados 25 minutos diários, de segunda-feira a domingo, para propaganda eleitoral por inserções.
O tempo destinado à propaganda será dividido igualmente entre os dois candidatos. A veiculação começará pela candidatura mais votada no primeiro turno, com alternância da ordem a cada programa em bloco ou inserção, conforme o plano de mídia aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Divisão do tempo
Na propaganda eleitoral em rede, cada candidatura terá cinco minutos diários. Já na propaganda por inserções, cada candidatura terá direito a 12 minutos e 30 segundos diários.
A programação será transmitida por emissoras de rádio e televisão de todo o país, incluindo rádios comunitárias e canais por assinatura sob responsabilidade do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, das Assembleias Legislativas, da Câmara Legislativa do Distrito Federal e das Câmaras Municipais.
Plano de mídia
O Tribunal Superior Eleitoral aprovou, por unanimidade, na terça-feira (6), a minuta de resolução que estabelece o plano de mídia do horário eleitoral gratuito para o segundo turno da eleição presidencial. A proposta foi relatada pelo presidente da Corte, ministro Kassio Nunes Marques.
O pool de emissoras instalado no TSE permanece responsável pelo recebimento das mídias e pela transmissão da propaganda eleitoral para presidente da República.
A resolução do plano de mídia do segundo turno será publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) e estará disponível na página do Pool de Mídia das Eleições 2026.























