A Prefeitura de Várzea Grande anunciou a criação de um Comitê de Crise para lidar com a falta de água que afeta toda a cidade. A medida foi determinada pela prefeita Flávia Moretti (PL) e discutida em reunião nesta sexta-feira (7), presidida pelo secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Carlos Alberto de Araújo, e acompanhada pelo vice-prefeito, Tião da Zaeli.
O comitê é formado pelos titulares das 21 secretarias municipais e tem como prioridade restabelecer o fornecimento de água o mais rápido possível. De acordo com o diretor-presidente do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG), Cel. Sandro dos Santos Azambuja, o abastecimento foi comprometido por uma série de problemas, como furto de geradores e cabos de energia, vandalismo em estruturas do DAE, colapso de bombas captadoras e rompimento de adutoras.
Entre as ações emergenciais definidas pelo comitê estão o reforço na segurança das instalações do DAE, a contratação emergencial de caminhões-pipas para atender a população, a instalação de câmeras de monitoramento e sensores de segurança, além da intensificação da iluminação nos locais afetados. Também serão divulgados boletins periódicos para informar a população sobre o andamento das medidas adotadas.
A prefeitura afirma que a implantação do comitê busca garantir soluções rápidas para minimizar os impactos da crise hídrica e normalizar o abastecimento no município.